Como funciona o preenchimento facial e para que serve?

O rosto é a primeira coisa que vemos em alguém e por este motivo é um fator tão importante quando pensamos em autoestima, beleza e jovialidade. Uma técnica que tem sido cada vez mais procurada é o preenchimento facial, um procedimento estético que tem a função de devolver essas características tão desejadas. 

O preenchimento facial consiste na aplicação de determinadas substâncias, como o ácido hialurônico com o objetivo de suavizar sulcos e vincos e conferir um melhor contorno e definição para a face. De forma geral, as substâncias utilizadas aumentam o volume em regiões que naturalmente atrofiam devido ao envelhecimento. Além disso, no caso do ácido hialurônico, um outro benefício é melhorar a hidratação da pele.

O procedimento de preenchimento facial é realizado em consultório e demora cerca de 30 minutos, de acordo com a aplicação. Dependendo do procedimento, o especialista pode optar pela anestesia local ou tópica, através de cremes anestésicos. Existem diversas formas de aplicação, como na derme superficial, derme profunda, tecido subcutâneo ou planos mais profundos.

Para atender essas diferentes opções existem calibres e dimensões diversos para as agulhas e cânulas. A técnica utilizada deve prever a exata localização de estruturas nobres como nervos e vasos. Por isso, indica-se que o procedimento seja sempre conduzido por um especialista.

Quando optar pelo preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento muito versátil, que pode ser utilizado para diferentes finalidades. As indicações mais comuns são:

  • Rugas finas no rosto;
  • Sulcos faciais, como o sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês;
  • Reposição e aumento de volume do rosto, como nos casos de “bochecha com flacidez”;
  • Rugas periorais, como as localizadas na região da boca e nos lábios.;
  • Sulcos do canto da boca e infralabiais;
  • Suavização de cicatrizes;
  • Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios;
  • Preenchimento malar, que consiste na correção e remodelação das maçãs do rosto;
  • Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”.

Como é feito preenchimento no rosto? 

O preenchimento mais tradicional é realizado com ácido hialurônico. Na Facial Clinic, após uma avaliação gratuita e um projeto determinado em conjunto com o paciente, o profissional aplica a substância com uma seringa nos lugares correspondentes do rosto. A aplicação tem a função de dar mais volume às partes da face que ficam mais flácidas com o tempo, como maçãs do rosto, queixo, mandíbula e lábios. 

Além disso, também otimizam-se traços que são incômodos para muitas pessoas, como o bigode chinês, olheiras, pés de galinha e etc. Lembrando que as picadinhas no rosto para aplicação do produto são quase indolores e, no máximo, provocam incômodos temporários na região em questão.

Quanto tempo dura o resultado?

O tempo médio de duração do preenchimento facial depende do produto utilizado e do plano aplicado. No caso da volumização facial, por exemplo, em que são utilizadas substâncias mais densas, o resultado pode durar até 2 anos.

Já no caso de rugas mais finas, o resultado tem duração menor, de cerca de 8 a 10 meses. Apesar da durabilidade limitada, é importante ressaltar que existe um efeito permanente na qualidade e textura da pele por um aumento da hidratação e diminuição na formação de rugas, por manter a pele mais tensionada.

A indicação para realizar um preenchimento depende mais do tipo de face, do que da idade do paciente. Pacientes com 30 anos já podem se beneficiar da técnica, desde que passem pela avaliação de um profissional. Que tal marcar sua avaliação gratuita na Facial Clinic? É simples. Basta clicar aqui!

Últimos Posts

Categorias