Botox: 5 informações para aplicar sem medo

Embora seja um procedimento bem conhecido, muitas pessoas ainda têm receio em relação à aplicação de toxina botulínica. O famoso “botox”, como ficou popularmente conhecido, é um dos principais aliados de quem busca manter a aparência do rosto sempre jovem e sem rugas.

E para garantir que você tenha a melhor experiência com o botox e acabar de vez com o medo da aplicação, listamos cinco informações importantes que você precisa saber:

1 – Quanto tempo dura o Botox? 

Os efeitos da toxina botulínica duram, em média, de 4 a 6 meses, mas esse tempo varia muito de acordo com o organismo do paciente. A aplicação promove um enfraquecimento temporário da musculatura facial, mas se a ação é feita repetidas vezes, esses músculos vão ficando cada vez mais finos e com as fibras mais fracas. Assim, a longo prazo, a tendência é que os benefícios sejam mais duradouros.

2 – Preciso fazer manutenção? 

Se gostar do resultado, sim! Mas tudo depende do seu objetivo, não há fórmula mágica. Uma nova sessão de toxina botulínica pode ser feita quatro meses após a primeira aplicação. O ideal é não esticar muito esse intervalo para que os músculos envolvidos não tenham tempo de se fortalecer novamente.

Esse trabalho promove uma espécie de reorganização da musculatura facial, pois ao mesmo tempo em que as estruturas que recebem a toxina botulínica se enfraquecem, outros pontos da cadeia muscular se fortalecem, tornando a aparência do rosto cada vez mais jovem e bonita. Com isso, a tendência é que os resultados se prolonguem cada vez mais.

3 – Tenho que adotar algum cuidado especial após a aplicação?

Algumas recomendações são feitas somente para o dia da aplicação, como não praticar atividade física, não deitar-se na horizontal (pode recostar-se num ângulo máximo de 45º) e não abaixar muito a cabeça.

Não há necessidade de afastar-se do trabalho ou outras atividades diárias, nem mudar os produtos de higiene e cuidado facial como sabonete, hidratante, filtro solar, creme anti-idade, etc.

As regras para a exposição ao sol também permanecem as mesmas: usar um protetor adequado ao seu tipo de pele e evitar o período entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa.

4 – É possível prolongar os efeitos da toxina botulínica?

Além das sessões de reaplicação, uma boa dica é aproveitar a ajuda do Botox e tentar habituar-se a diminuir a ênfase das expressões faciais, pois elas contribuem muito para o processo de formação de diferentes tipos de rugas.

Pode parecer inusitado, mas usar óculos de grau (quem precisa) e óculos escuros, também ajuda a manter a pele mais lisa e viçosa. Isso porque muitos pés de galinha se formam em decorrência do esforço que a musculatura ao redor dos olhos faz para tentar enxergar melhor ou para proteger os olhos quando expostos à luz solar.

5 – A aplicação de Botox é segura?

A aplicação da toxina botulínica é segura, desde que realizada por um profissional capacitado. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) recomendam que este e outros procedimentos considerados invasivos sejam realizados por médicos especialistas, como os que compõem a equipe da Facial Clinic. Clique aqui e agende agora mesmo uma avaliação gratuita para ser atendida por nossos profissionais e escolher o tratamento ideal para você!

Últimos Posts

Categorias